Serviços


PRÓTESE REMOVÍVEL

As próteses removíveis têm como principal objetivo a substituição de dentes perdidos. Apoiam-se diretamente na gengiva e, em alguns casos, em alguns dentes existentes, sendo fácil a sua colocação e retirada da boca. Trata-se da opção terapêutica mais básica e também a mais económica e podem ser parciais ou totais.

Existem duas categorias de próteses removíveis:

Esqueléticas: elaboradas em metal e dentes acrílicos. São suportadas através de ganchos nos dentes existentes, o que lhes confere mais estabilidade do ponto de vista retentivo.

Acrílicas: elaboradas em resina acrílica, biocompatível com os tecidos orais e permitem uma reabilitação estética, funcional e mais económica. É suportada, principalmente, pela mucosa (gengiva) mediante uma ampla área de contacto.

 

PRÓTESE FIXA

A prótese fixa visa substituir os dentes perdidos ou danificados de forma permanente, devolvendo ao paciente a função natural dos dentes aliada à estética. São constituídas por coroas unitárias ou pontes. Comparativamente à prótese removível, a prótese fixa proporciona ao paciente maior conforto e segurança, uma melhor estética e uma mastigação eficaz.


a) Prótese Fixa sobre Dente


Usada em dentes que apresentam as raízes em bom estado, mas que já se encontram com a coroa muito fraturada e/ou restaurada, cuja viabilidade e resistência da restauração é muito limitada. Este tipo de reabilitação pode ser unitária, ou quando existem espaços desdentados e dentes que poderão servir como bons pilares poderá haver uma boa indicação para o planeamento e execução de uma ponte.

A prótese Fixa sobre dentes pode ser:
- Coroa provisória
- Coroa metalo-cerâmica
- Coroa total cerâmica (Dissilicato de lítio (E-Max), Feldspática)
- Incrustação em cerâmica/compósito
- Coroa zircónia-cerâmica
- Coroa total zircónia (Prettau)


b) Prótese Fixa sobre implante


Este tipo de prótese é usado nos casos de edêntulos parciais ou totais, visando a restauração estética e funcional do paciente, através da colocação de implantes e exige um planeamento complexo e bem elaborado pelo profissional de saúde.

A prótese Fixa sobre implantes pode ser:

- Coroa provisória sobre implante
- Coroa metalo-cerâmica sobre implante
- Coroa zircónio-cerâmica sobre implante
- Prótese Híbrida